Horários dos Médicos
Contactos
Email
facebook
Home / Serviços / Especialidades Não Terapêuticas / Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura

Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura

NA

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspiradas nas tradições médicas Orientais. É um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo, que consiste na estimulação de locais anatómicos sobre ou na pele, pontos de acupuntura.


O procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.

 

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o stress.


A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna


ACORDOS E SEGUROS
AdvanceCare Multicare Médis Saúde Prime Allianz SAMS Future Healthcare
2013 ©MEDIG / SERVIÇOS MÉDICOS QUALIFICADOS
by Bluesoft.pt