Horários dos Médicos
Contactos
Email
facebook

Naturoterapia

Mente Sã em Corpo São

 

A Naturopatia é uma Ciência Holística, na qual são utilizados processos de tratamento baseados em métodos e recursos naturais, com o objectivo de manter ou recuperar a saúde, e ajudar o corpo a eliminar as sobrecargas tóxicas curando-se a si mesmo.

 

Na ida à consulta de Naturopatia, não espere por um medicamento para tratar um sintoma específico, pois o conceito de um medicamento para um sintoma, está posta de parte. Aqui o corpo é visto como um todo, o objectivo da naturopatia consiste numa abordagem geral, em que os produtos recomendados irão actuar, de forma a estimular as defesas do organismo, para que seja o próprio corpo a voltar a funcionar naturalmente.

 

Dos tratamentos utilizados nesta especialidade, destaca-se a nutrição e dietética, sendo esta uma das abordagens chave para o sucesso dos tratamentos, pelo que o naturopata tem que ter forçosamente uma boa formação em nutrição e terapia nutricional. Fitoterapia é outra área vital no exercício da naturopatia, a qual consiste na recomendação e prescrição de plantas medicinais isoladas ou compostas.

 

O naturopata combina o seu conhecimento da natureza com o rigor da ciência moderna. Um Naturopata bem formado terá também conhecimentos de múltiplas abordagens terapêuticas (homeopatia, acupunctura, osteopatia…) e da melhor forma de as poder conjugar, no sentido de potenciar a auto-cura. Isto significa também, que o tratamento utilizado para um determinado estado de saúde de um indivíduo, possa ser completamente diferente daquele a aplicar a outro indivíduo que apresenta um quadro de sintomas idêntico. Todos os ingredientes que qualquer médico, técnico de saúde ou indivíduo instruído, identificaria como essenciais para uma vida saudável são também o alicerce da medicina naturopática.

 

Tal como qualquer prática profissional dos sistemas de saúde, a Naturopatia é segura desde que o Naturopata tenha recebido formação de qualidade, que o habilite para tal. Um clínico bem formado sabe o que aplicar e o que evitar, consoante a pessoa que tem à sua frente. A Naturopatia praticada com profissionalismo, sentido ético e deontológico é boa para todas as pessoas, desde crianças a pessoas idosas.

Existem já inúmeras evidências científicas que comprovam a necessidade de incluir a Naturopatia nos sistemas de saúde vigentes em cada país, pois de outra forma a própria O.M.S. não advogaria a sua prática.

 

Actualmente a primeira consulta da especialidade de Naturopatia, tem uma duração compreendida entre uma hora a uma hora e meia. O valor das consultas variam consoante a localização geográfica, no entanto deverão estar em média nos 50 € a primeira consulta, na qual é efectuado um questionário global, e 35 € as consultas de acompanhamento.

 

Devido à enorme adesão a este tipo de especialidades, várias companhias seguradoras já disponibilizam garantias específicas para a sua utilização. Informe-se junto da sua companhia de seguros, ou consulte as condições particulares do seu seguro.


ACORDOS E SEGUROS
AdvanceCare Multicare Médis Saúde Prime Allianz SAMS Future Healthcare
2013 ©MEDIG / SERVIÇOS MÉDICOS QUALIFICADOS
by Bluesoft.pt